quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Johnnie Walker

PRODUTO / PREÇO

Nome da Marca: JOHNNIE WALKER

Validade do produto: Não tem
Embalagens: Cada Garrafa Johnnie Walker vem com uma embalagem personalizada conforme a cor do Rotulo. Como por exemplo, essa embalagem do Red Label.




Johnnie Walker Red Label é um "Blend Scotch Whisky" rico e incorporado. Tem uma seleção inigualável de mais de 35 maltes na sua composição que garantem a sua superioridade. Com aroma doce amadeirado, cravo-da-índia, doce de manteiga e sabor rico com mel. A marca Johnnie Walker existe desde 1920 e hoje é o whisky escocês mais vendido no mundo.

Média de Preço: R$ 74,50
Graduação alcoólica 43%
1000 ml
Johnnie Walker Black Label é um destilado alcoólico de cevada germinada e grãos de cereais produzidos, combinados e engarrafados na Escócia. Seu caracter único e gosto suave provêm de seu amadurecimento pelos 12 longos anos de envelhecimento.
Média de Preço: R$ 119,00
Graduação alcoólica 43%
1000 ml
Johnnie Walker Green Label é o quinto Whisky lançado por Johnnie Walker em 200 anos e é o único composto apenas por maltes, cada um envelhecido por no mínimo 15 anos.
Um equilíbrio perfeito de maltes complexos e sutis das Highlands na Escócia, maltes pesados e defumados das ilhas de Islay e de Speyside, utilizando predominantemente os maltes Caol Ila, é o Whisky ideal para o consumidor que está procurando algo mais exclusivo e menos conhecido.

Média de Preço: R$ 246,24
Graduação alcoólica 40%
1000 ml
Johnnie Walker Gold Label foi criado em 1920 em comemoração aos 100 anos da fundação dos negócios de Johnnie Walker. Em sua formulação são usados os melhores Whiskys da Escócia, envelhecidos por, no mínimo, 18 anos. É um Whisky suntuoso e suave, com uma textura cremosa que o torna singular na categoria.
Média de Preço: R$ 329,90
Graduação alcoólica 40%
1000 ml
Johnnie Walker Blue Label tem uma seleção inigualável de mais de 35 maltes na sua composição que garantem a sua superioridade. Possui aroma doce amadeirado, cravo-da-índia e doce de manteiga e sabor rico com mel. A marca Johnnie Wlaker existe desde 1920 e hoje é o whisky escocês mais vendido no mundo. No Brasil, Johnnie Walker é sinônimo de categoria.
Média de Preço: R$ 689,90
Graduação alcoólica 40%
1000 ml

Qualidade:
Uma garrafa quadrada. Rótulos coloridos. Um homem bem vestido como logotipo. E uma frase inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes além é claro da excepcional qualidade de seus líquidos sagrados, fizeram da JOHNNIE WALKER uma marca única em seu segmento.
Dados corporativos:
● Origem: Escócia
● Fundação: 1865
● Fundador: Johnnie Walker
● Sede mundial: Kilmarnock
● Proprietário da marca: Diageo plc
● Capital aberto: Não
● Chairman: Lord Blyth of Rowington
● CEO: Paul Walsh
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado Anuais)
● Lucro: Não divulgado
● Destilarias: 27
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Grécia e Brasil
● Vendas: 15.4 milhões caixas/ano
● Segmento: Bebidas Alcoólicas (uísque)
● Principais produtos: Red Label, Black Label, Green Label, Gold Label, Blue Label
● Ícones: As garrafas quadradas e o homem andarilho

PROMOÇÕES

Propagandas:

Campanhas que fizeram história

O encontro entre o Striding Man e o conceito Keep Walking aconteceu em 1999. Peter Dee e um time da Diageo e da agência de publicidade BBH tinham como desafio unificar e construir uma marca única global, pois a comunicação era descentralizada. Na época, mais de 30 diferentes campanhas anunciavam o produto em todo o mundo. O Brasil foi um dos quatro países líderes na criação da campanha, que partiu da idéia de que JOHNNIE WALKER poderia inspirar o progresso pessoal. O time conectou a história da marca, do Striding Man, com o reconhecimento de que todo homem quer progredir, resumido no insight Keep Walking. A marca efetuou então sua primeira ação publicitária global com custo inicial de US$ 150 milhões. O conceito da campanha era simples, “continue andando”, que representava o progresso e pioneirismo dos produtores da marca. A nova fase atual da campanha com o conceito “Eu não sou o futuro. Você é”, mostra um robô que fala diretamente com o telespectador. Ele se diz mais forte, mais rápido e afirma que com certeza irá durar muito mais tempo. Apesar disso, fala que se pudesse desejar algo, desejaria ser humano. O filme tem grande apelo emocional, porque toca na questão da imortalidade. O personagem afirma que enquanto ele só precisa evitar desgastes para ser imortal, o homem tem que fazer algo notável para tornar-se eterno. Atualmente, uma das campanhas publicitárias mais bem sucedidas do mundo, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo.


Os Slogans:

1976: Born 1820 - still going strong. “nascido em 1820” - “Ainda Continua Forte”
1996: Taste life. (Red Label) “Gosto da Vida”
2000: Keep Walking! “Continue andando”

Força de Vendas:
Atualmente a JOHNNIE WALKER possui 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 150 milhões de garrafas (10 milhões de garrafas a mais que seu principal concorrente) por ano em mais de 200 países. A cada segundo são consumidas cinco garrafas de JOHNNIE WALKER ao redor do mundo. O RED LABEL é o uísque mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, das lojas do Freeshop e da Grécia. Tem uma fatia de 49,4% no segmento standard (oito anos), segundo o Instituto de Pesquisas Nielsen.

Marketing Direto:
A JOHNNIE WALKER possui um contrato de patrocínio com a equipe de F1 McLaren no valor de US$ 100 milhões por um período de 5 anos.

Logotipo:

O famoso logotipo da marca, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante, o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker. O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos como Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos logotipos mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da industria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual no ano de 2003, quando a marca apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual é o sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de “Keep walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.

Striding Man: Clássico Logotipo da marca JOHNNIE WALKER.






A Johnnie Walker cresceu explorando o conceito de progresso pessoal em sua comunicação ao mesmo tempo em que buscava se aproximar de diferentes consumidores com pesquisas, eventos e ações focadas em um público Premium. Foi o que contou Eliza Duque Estrada, Brand Manager da marca, durante a palestra que iniciou o segundo dia do Seminário Marketing 360º.
A executiva contou um pouco da estratégia que permitiu o sucesso da marca em todo o mundo. Uma delas é a opção do uso de garrafas quadradas para os produtos a partir de 1870, que já se tornaram ícone da marca. “As embalagens desse tipo quebram mais dificilmente que as redondas, o que facilitava a logística na hora de exportar o produto para fora da Escócia, [onde a marca surgiu]”, explica Eliza.
A linha de bebidas surgida em 1820 só ganharia a marca Johnnie Walker e seu icônico “Striding Man” em 1908, que desde então seria explorado em toda a comunicação da marca. Aqui no Brasil, Johnnie Walker passou por uma trajetória de sucesso a partir de 1997, quando passou a investir fortemente em ações de Marketing e publicidade, o que a levou dos 22% de participação de mercado em 1996 até os 58% atuais, chegando à liderança.
Para isso, a marca optou por ir além do clima de celebração comum na categoria de bebidas. Assim, passou a investir no sentimento de progressão pessoal em sua comunicação. Não apenas em mensagens positivas em publicidade, mas também através de ações como o patrocínio à equipe de Formula 1 McLaren Mercedes ou a que convidou consumidores em Recife a dar um passeio de helicóptero enquanto conheciam brevemente a biografia de personalidades recifenses de sucesso. A experiência da marca é vista como essencial para a Brand Manager. “Uma das ações da empresa foi um ônibus itinerante. Os consumidores podiam entrar e experimentar o produto em um ambiente de festa” ressalta.
Fonte: Seminário Marketing 360º.
 PRAÇA

Transporte: A Bebida Johnnie Walker ela é importada da Escócia. E Uma das principais distribuidoras no Brasil é a (MAISON BERTIN) e (IMIGRANTES MERCANTIL)
Canais: As Bebidas Johnnie Walker, são encontradas em diversos estabelecimentos comercias como: supermercados, adegas, lojas virtuais etc. E em todos os meios de vendas legais. A mesma não pode ser vendida para Menores de 18 anos.

EDIRLEY SANTOS FERREIRA RA 909110176
LETICIA DE OLIVEIRA CARVALHO RA 909119604
PATRICIA EVANGELISTA RA 909117789

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