quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ambiente Econômico

Ambiente Econômico:

Para que existe mercado é preciso que haja pessoas e poder de compras, O poder de compras em uma economia depende de vários fatores como renda,preço, poupança do individamento e da disponibilidade de crédito. Os Profissionais de marketing devem estar atento as principais tendência na renda e nos padrões de consumo.

Exemplos:

Assim os profissionais de markentig costumam distinguir os paises de acordo com (cinco) padrões de distribuição de renda.(1) Rendas muito altas,(2) Rendas em sua maioria baixas, (3)Rendas muito altas e muito baixas (4)Rendas baixa, média e alta, (5)Rendas em sua maioria médias.

O que isso quer dizer?Que foram criados vários níveis de marcado para atender essa polarização. Pessoas ricas comprando artigos caros e pessoas de classe trabalhadoras gastando com mais cautelas, comprando em lojas de descontos e em lojas de fábricas, preferindo marcas menos caras.As empresas atentas a essas variações de níveis financeiros, que adaptam seus produtos e esforços a esse publico variado, tem muito a ganhar.Exemplos de empresas nos EUA: A GAP, WALT DISNEY.No Brasil a C&A e o Grupo PÃO DE AÇUCAR.


Tabela 3.1: Os gastos dos consumidores de diferentes níveis de Renda. Porcentagem dos gastos de diferentes níveis de renda.


Gastos US$ 10 mil a 15 mil US$ 20 mil a 30 mil US$ 70 mim em diante
Fonte: Pesquisa de gastos do consumidor, U.S.Department of Labor, Bureau of Labor Statistics,boletim 2462, set,1995,p.15-17.Veja também Paula Mergenhagan,”What can minimum wage buy:”American Demographics, jan.1996,p.18-21.

Os paises Variam muito em nivel e distribuição de renda e em estrutura industrial. Há quatro Tipos de estrutura industrial:

1- Economia de Subsistência: É um espaço pequeno onde as pessoas plantão e colhe onde oferece poucas oportunidades para os profissionais de Marketing.

2- Economia de exportação de matéria-prima: Economia onde o principal, foco e a exportação de matéria-prima.Exemplo:Arábia Saudita e os Zaire.Esses Paises são bons mercados para equipamento e ferramenta de extração, equipamento para carregamento de matérias e caminhões.

3- Economia em faze de Industrialização: São Mercados especializados em manufatura, onde a fabricação dos produtos responde de 10 a 20 % do produto interno bruto.Exemplo:Índia, Egito e Filipinas há industrialização cria uma classe rica e uma classe media pequena mas em crescimento.

4- Economia Industrializadas: Exporta bens manufaturados, elas exporta para outro tipo de economia em trocas de matérias- primas. A grande e variadas de fabricação desses paises e sua classe media estornam ricos mercados para todos tipos de bens.

Grupo: 3

Tarcisio Guimarães RA:909107728

Rodrigo Ferreira R.A:909118076

Maria dos Santos R.A:909208927

Marina Florido Maia R.A:909109368

Amanda Miranda R.A:909124103

Tamyres P. Lucas R.A:909119893

Ambiente Sociocultural

Ambiente Sociocultural

A sociedade em que as pessoas s desenvolvem molda suas crenças, valores e normas. As pessoas absorvem, quase inconscientemente, uma visão do mundo que define seu relacionamento consigo mesma, com os outros e com o universo.

Relação das pessoas consigo mesmas:

Mostra uma relação mais preocupada com a “satisfação pessoal” e a “auto-realização” através de prazeres, divertimentos, fugas, ou seja, atividades auto-gratificadoras. Se preocupando mais com o ‘EU’ no presente.

Relação das pessoas com os outros:

Com o passar dos anos s pessoas perceberam que estão vivendo tempos mais difíceis, onde o cenário socioeconômico muda constantemente, onde não existem garantias de estabilidade para o futuro. Deixando assim de se preocupar com o ‘EU’ para se preocupar com o ‘NÓS’. Buscando cada vez mais uma vida em conjunto, seja através de programas de melhor idade, igrejas ou atividades comunitárias.

Relação das pessoas com as organizações:

São variáveis as formas das pessoas se relacionarem com a organização, pois o trabalho não é visto como um meio de satisfação e sim como uma obrigação. Visando estabilidade para proporcionar e desfrutar um lazer.

Relação das pessoas com a natureza:

Existem as pessoas que não se identificam com a natureza, outras que estão em constante harmonia com ela e outras que tentam dominá-la.

Relação das pessoas com o Universo:

As pessoas variam em suas crenças sobre ao origem do Universo e de seu lugar nele. Isto mostra as diferentes crenças com relação a existência do mundo, do homem e de Deus.

Conclusão;

Um ambiente sociocultural é a relação das pessoas consigo mesmas, com os outros, com as organizações, a sociedade, a natureza e o Universo.

Nomes: Priscila Rodrigues 909113043
Geovana C. Machado 909107726
Andréia F. Trindade 909105979
Edmar Meneses 909112224
Tatiana Sanchez 909104823

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MACROAMBIENTE DEMOGRÁFICO





Partindo do princípio de que o mercado é formado de pessoas ,
o Ambiente Demográfico é uma força Macroambiental que estuda a cultura da população e suas características,
de acordo com cada região.
Quando falamos de Ambiente Demográfico
deve se considerar os seguintes aspectos :



     Crescimento da população mundial     

A explosão da população mundial tem sido fonte
de grandes ameaças e oportunidades

Temos o exemplo da China,
que para frear a alta natalidade criou-se
uma lei onde cada família
 só deve ter apenas um filho.
Essa atitude fez com que as crianças se tornassem
 “pequenos imperadores”,
pois eram filhos únicos mimados,
e paparicados por toda família,
que satisfaziam todos os caprichos e lhe davam de tudo,
aquecendo as vendas de brinquedos daquela região.




       Composição etária da população       
As faixas etárias com mais indivíduos definem
o ambiente de marketing.
Com os avanços da medicina,
a expectativa de vida da população aumentou,
e a “3ª Idade” agora é chamada de “A MELHOR IDADE”.
Nesse novo cenário, as empresas enxergaram oportunidade de
 lançar no mercado produtos que atendessem
as necessidades desta faixa etária.
Ex: Complexos de vitaminas, produtos de beleza, turismo,
lazer, serviços de academias, hidroginástica,
cirurgias plásticas entre outros.



             Composição étnica            
As diferenças entre as culturas das pessoas
influenciam em suas atitudes como consumidor
 de um determinado produto.

As empresas atentam para este aspecto,
visando oportunidades para oferecer
produtos específicos para cada grupo,
ou fazem justamente o contrário:
enfatizam que a diferença racial é preconceito
e lançam moda igual para todos.

Ex: Benetton




                Níveis de instrução              
Analisando este aspecto, percebemos que
conforme o grau de instrução de uma população,
é criado oportunidades para demanda
de produtos e serviços específicos.
Ex: Pessoas instruídas fazem parte de uma demanda por livros,
 revistas e viagens de qualidade.
Por outro lado, o sabão OMO,
atende muito mais as classes C e D
por serem de pessoas mais simples e sentem a necessidade
de se darem ao luxo de um cuidado maior com determinadas coisas
como roupas ou shampoo para cabelos.
É aquela velha frase: “sou pobre, mas limpinho!!!”.

             Padrões familiares         
Com a globalização novos padrões de vida estão surgindo,
e com eles novos padrões de consumo.
Famílias tradicionais (pais e filhos) estão diminuindo
e as pessoas estão se tornando mais independentes
e consequentemente desejando por exemplo morar sozinhas.
Nesta mudança, existem empresas como a Sadia,
 que vê a oportunidade de lançar refeições rápidas e práticas,
bem como as Construtoras de Imóveis que lançam apartamentos pequenos
 e na sequência produtos e alimentos em embalagens menores.

   Mudanças de massas para micromercados   

Com as facilidades da internet e das novas tecnologias
bem como as dificuldades de locomoção, surge o Home Office,
onde pessoas teletrabalham para grandes empresas
em seu próprio escritório dentro de sua casa,
com necessidades de equipamentos de alta tecnologia como:
computadores, celulares, fax e moveis para escritórios domiciliares.
O ambiente demográfico estuda todas as oportunidades
para atender as necessidades deste novo profissional.


    Movimentações geográficas  
 

Vivemos um período de intenso movimento populacional
nas megalópoles, especialmente em São Paulo,
com migrações internas e externas.
Temos bairros paulistas onde se concentram Italianos,
Japoneses, Judeus, Africanos, Nordestinos e
várias outras nacionalidades,
e o mercado busca atender a cada povo
de acordo com sua cultura,
o que possibilita as empresas a oportunidade
de oferecer cada vez mais bens e serviços.
Ex: festas tradicionais como por ex.
Festa da Caropita na Bela Vista,
San Genaro na Mooca e vários bares, restaurantes
e cantinas de comidas típicas:
italianas, chinesas, nordestinas entre outras.



                                       CONCLUSÃO                               

Um profissional de Marketing reconhece que
as ameaças de cada cenário macroambiental,
podem trazer progressos.

Ele percebe que a criatividade surge da necessidade.

São nos momentos mais difíceis


 que nascem as invenções,

os descobrimentos e


as grandes estratégias,

como o dia nasce da noite escura.

Quem atribui às ameaças seus fracassos,


violenta seu próprio talento

e dá mais valor às ameaças


do que às oportunidades.

Sem ameaças não há desafios,


sem desafios não existe oportunidades.

É na ameaça que afloramos o que temos de melhor

nos superamos....

e descobrimos a força dentro de nós.....
"...OPORTUNIDADES SE CRIAM........ DESEJOS SE SACIAM....”


vídeo Walt Disney "Durmo para sonhar"
"... decidi ver em cada problema  uma oportunidade de encontrar uma solução..."







Adriana Gomes Gouveia 909120551
Érika Salles 909100334
Fátima Apª S. Delgado 909100577
Thiago Soares Ferreira 909110594
Silvana da Silva Ferre 909112481
Reginaldo Francisco 309108011